1-Não compre por impulso: por mais que tenha achado interessante o produto, avalie muito bem antes de comprar.
2-Poupe: se você tem preocupação com as suas finanças pessoais é imprescindível que se planeje para começar a criar o habito de poupar e investir pensando no futuro como algo muito próximo e que necessita de cuidado.
3-Compre após as datas comemorativas: um exemplo simples que ilustra bem o que eu estou querendo dizer: não com uma roupa de inverno no inverno e sim no verão
4-Reduza as despesas mensais: por mais que pense ser impossível a redução de tais despesas, coloque tudo na ponta do lápis e verifique quantas coisinhas baratas e desnecessárias que são compradas.
5-Pesquise preços: nunca compre na primeira loja que entrar, faça pesquisas pela internet ou em duas, três lojas antes de fechar negócios.
6-Aproveite liquidações e pontas de estoque: pelos mais variados motivos, o comercio em geral costuma oferecer os seus produtos em situações mais vantajosas e esta é uma boa oportunidade para se comprar.
7-Divida o seu salário: por exemplo, 10% do seu salário devemos ser reservados para poupar, 30% para custos com a casa, 30% para escola e os 30% restantes para lazer. Este é apenas um modelo que pode ser alterado de acordo com cada realidade.
8-Sempre que for às compras saiba exatamente o que deseja: se você vai à loja para comprar um ferro de passar roupa, não volte da loja com uma TV de